quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Origem dos bairros de Teresina



Origem dos bairros de  Teresina 

 



     Os bairros são as subdivisões de uma cidade e cada um carrega consigo uma  história  apresentando uma identidade própria. A comunidade vai criando a sua forma de ser, construindo no seu dia a dia os costumes, tradições, cultura, lazer, a forma de falar, até mesmo a arte tem características bem definidas de acordo com o bairro onde  as pessoas moram.
Existem bairros que nascem próximo  de uma igreja e desse modo, se caracterizam pela sua religiosidade. Outros surgem em torno de um rio recebendo o nome do mesmo e tendo como atividade marcante a pesca ou turismo.

    Em Teresina temos o bairro Poti Velho, primeiro bairro de Teresina, surgiu na barra do  Poti   espaço em volta do lugar onde o rio Poti despeja as suas águas no rio Parnaíba. Neste local viviam os índios Potis, com a chegada do bandeirante Domingos Jorge  Velho muitos índios foram mortos. Os que sobreviveram se juntaram com os  fazendeiros da região e formaram a vila do Poti. Hoje, o bairro Poti Velho tem como característica marcante o turismo, a pesca e  o artesanato.
Em Teresina os primeiros bairros surgiram na zona norte como o Poti Velho, o Aeroporto o Mafuá, Vila Operária e outros. Na zona sul os bairros mais antigos são Vermelha, Catarina, Cajueiro e  Piçarra. Os bairros da zona leste surgiram a partir do momento que a população de  Teresina começou a  crescer rapidamente  na década de 1950   época das grandes rodovias no Piauí, o  que estimulou o êxodo das pessoas do interior do estado para capital.

    Nesse período a um avanço da população que ultrapassa os limites do rio Poti o motivo foi a construção da ponte Juscelino Kubitscheck em 1956, pelo DENOCS. Nessa região surge o bairro jóckey Club, assim denominado por causa do Jóckey Club do Piauí. Outro bairro da zona leste muito conhecido é o bairro São Cristóvão, recebeu esse nome em homenagem ao padroeiro dos motoristas São Cristóvão. No dia 25 de julho dia do santo os motoristas faziam uma peregrinação até o balão da estrada União Fortaleza (balão do São Cristóvão) neste local o presidente dos taxistas, Calado, construiu um monumento. Neste local faziam orações, até hoje permanece a tradição dessa procissão no dia de São Cristóvão.

   Nesta região foi construído o Conjunto IAPEP no início de 70 e o conjunto Maloca em 1971. Hoje vários bairros surgiram na zona leste como: Socopo, Satélite, Pedra Mole, Morros...
Outros bairros em Teresina surgiram a partir de conjuntos habitacionais. Um dos maiores é o Dirceu Arcoverde com 32.685 habitantes que se localiza na Zona Sudeste da capital. Esta área é conhecida como a Região do Grande Dirceu, pois é a união de vários conjuntos habitacionais construídos pela antiga COHAB (Companhia Habitacional do Piauí). Esse bairro tem como característica marcante o  comercio. Nesta classificação podemos citar  também outros bairros  como: Saci, Parque Piauí ,Morada Nova e Bela Vista todos na Zona Sul.

Outra curiosidade sobre a intensificação da população em Teresina, foi  a invasão ocorrida em 1998, composta por três mil pessoas, que ocuparam uma área da região Sul da cidade e fundaram a maior favela do Brasil, A Vila Irmã Dulce. Hoje a vila agrega 15 mil moradores, possuindo um grande avanço no campo social, já construíram horta comunitária, escola, quadra poliesportiva. Tudo isso conquistado com a união das pessoas da comunidade, tendo  a frente a líder conhecida como Neguinha, que liderou a invasão naquele ano. É através desse exemplo que percebemos que o povo unido, pode fazer grandes transformações sociais. Outro exemplo a ser dado é o que vou relatar agora, sobre a origem do bairro São João.



História do Bairro São João





      As informações que coletei sobre o bairro foram através de uma entrevista ao  primeiro presidente da Associação de Moradores, Luís Gomes da Silva, que acompanhou a formação do bairro desde 1969 época do governo Elvídio Nunes. O nome do bairro originou-se de um sítio existente no local, de propriedade da família Adolfo Alencar.

     O bairro surgiu  do loteamento Giovane Prado, que ficava mais próximo da Avenida João XXIII. Os outros moradores  vieram de uma ocupação do Bairro São Cristóvão, essas pessoas vinham em caminhões e passaram a morar no espaço mais embaixo do bairro. Esta região na época possuía muitas palmeiras  e o bairro era conhecido pejorativamente como Macacal.
Nesta época o limite do São João era a partir da Rua Miguel Nascente até a Av. dos Expedicionários. No ano de 1988  com o planejamento de Teresina, esse limite diminuiu  passando a ser da Rua Pires Gaioso até a AV. dos Expedicionários.

     Neste período Luís Gomes fazia parte de um grupo de jovens COLEGO (coordenação de jovens) que se reuniam de 15 em 15 dias e pensaram em solucionar os problemas da comunidade onde viviam. Os principais problemas eram falta  de infraestrutura, saneamento básico e moradores de rua. Através da problematização em grupo conseguiram encaminhar as suas necessidades aos órgãos competentes e solucionaram essas dificuldades. Segundo Luís Gomes, as últimas famílias que moravam na rua saíram em 2011, foram para o conjunto Alvares Verde tendo agora, um lugar para viver dignamente.

    Atualmente, os problemas que pretendem resolver estão relacionados ao loteamento EL Dourado que vive no momento sem infraestrutura. Uma das reivindicações é o prolongamento da Rua Fernando Pires Leal até a Av. dos Expedicionários, através dessa medida os moradores terão acesso as atividades comerciais e outros serviços oferecidos na região.

    A  Associação de Moradores fica na Rua Padre José Rego,2943, as reuniões ocorrem trimestralmente com uma média de cem pessoas. No momento a comunidade deseja a construção de uma creche e a realização de uma feira de saúde com a colaboração da Clínica Batista. Para a concretização desse objetivo já elaboraram um  projeto para as autoridades competentes.

    Hoje a Associação desenvolve o projeto Raça a Caminho da Universidade, que tem como objetivo preparar os jovens  a ingressarem na universidade. Esse projeto é uma parceria com a Fundação Wall  Ferraz que seleciona os professores, as aulas ocorrem na unidade escolar Melvin Jones e por meio deste projeto 78 alunos já ingressaram na universidade desde a sua implantação em 2006. Outros projetos estão a caminho como a formação de um plano voltado a   cultura esporte e lazer. Para a concretização desse objetivo já enviaram um programa para Petrobrás pedindo recursos para ampliação da associação e a construção de um centro de produção e capacitação com cursos na área de construção  civil, culinária, informática, corte e costura. Também pretendem   a  instalação de uma rádio comunitária.

    Diante do exposto até agora, percebemos que a associação de bairro é muito importante, porque com a participação popular os problemas são discutidos, reavaliados e organizados em pautas. Após a problematização busca-se a elaboração de projetos que visam solucionar as  dificuldades presentes.
Desta forma fica aqui a proposta para quem ler este texto, buscar integrar-se nos problemas de seu bairro e com a ajuda de outros companheiros encontrarem   as    soluções. A associação é uma espaço democrático nela  vivenciamos a nossa força politica.

Fonte: Entrevista com o primeiro presidente da Associação do Bairro São João-Teresina-PI
Guia de Teresina, Piauí Terra Querida.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário