sábado, 2 de fevereiro de 2013

História do Carnaval em Teresina



História do Carnaval em Teresina

 


     Nos primeiros anos de Teresina o carnaval era uma festa simples, chamada entrudo. Naquela época, os foliões saiam mascarados e travestidos para não serem reconhecidos. A diversão nas ruas da cidade era uma bagunça, eles batiam em bombo, frigideira, latas, jogavam  água, tinta, goma..., molhando e sujando uns aos outros. No ano de 1860 este tipo de diversão entra em declínio com a criação da “Sociedade Carnavalesca”. Então, neste período organizaram o primeiro baile de máscaras. Este evento aconteceu no Teatro Santa Teresa e  nas ruas da cidade aconteciam os desfiles de músicas e de cavalheiro.



 

Origem do corso em Teresina





     O corso de Teresina surge com a chegada dos primeiros  automóveis em Teresina, entre as décadas de 30  e 40. O carnavalesco responsável  por esta festa era Bernardo Cruz, ele organizava os carros que vinham lá da palha de arroz, o caminhão mais famoso era o das raparigas . Essas mulheres pertenciam ao baixo meretrício da Rua Paissandu. As raparigas se vestiam com roupas luxuosas, nesta  época do carnaval essas mulheres marginalizadas tornavam-se vedetes e eram aplaudidas por toda a sociedade.


    No final dos anos sessenta o corso desaparece com o surgimento das primeiras escolas de samba. Ficando quatro décadas  sem atuação no carnaval teresinense.


    No ano de 1997  a prefeitura de Teresina na gestão do prefeito Firmino Filho, organiza um seminário de resgate do carnaval de Teresina. Neste evento, foi decidido o retorno do corso e a organização da liga das escolas de samba. No ano seguinte o corso retorna as ruas de Teresina trazendo a alegria de outrora.

Porém, o corso ganha força a partir de 2010 aumentando o número de participantes, que a cada ano são estimulados a participar devido ao empenho da FMC (Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves) de manter a tradição da cultura carnavalesca viva.




    Em 2012 Teresina (PI) entrou para o Guinnes books por possuir o maior corso do mundo. Este ano os preparativos para a festa na capital estão a todo vapor, sendo esperado a  participação de foliões de outros estados do Nordeste. A expectativa é ultrapassar 120 mil pessoas em 2013.





Percurso do corso em 2013 






    O novo  percurso  do corso vai ter início no balão da ponte da Primavera, no cruzamento da Avenida Raul Lopes com  a  Avenida  Petrônio Portela. O acesso à ponte será interditado por volta  das 15:00 horas. A concentração acontece dentro do  campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), passando pelo setor de esportes,  até contornar o balão da Praça Coimbra. Os veículos retornarão até o balão da Primavera, onde começa oficialmente o trajeto. O corso segue por toda  Avenida Raul Lopes, até o balão que dá acesso a Avenida João XXIII retornando  pela mesma avenida. O percurso se encerra ainda na  Avenida Raul Lopes, na alça  de acesso a Avenida D. Severino.


    A expectativa é que a festa seja encerrada por volta das 20 horas. Com o intuito de garantir  a tranquilidade do corso de Teresina, a entrada dos carros para o desfile será única e todos os motoristas passarão  por testes do bafômetro e terão que apresentar os documentos atualizados dos veículos.   



 Texto: De Socorro Veras
Fonte: História do Carnaval e do Samba de Teresina, SOUSA, Mauro  josé Monteiro, entrevista com Wellington da Fudação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.  E jornal Diário do Povo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário