quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Culinária típica piauiense



Culinária típica piauiense 





O que é degustar uma comida típica?


       A tipicidade está exatamente na forma de se aproveitar os ingredientes da região e elaborar os partos que serão servidos. É  típico quando aquele determinado prato é feito com o sabor da terra, sendo difícil de encontrar em outras regiões pela sua forma peculiar e única de elaboração. A moqueca com azeite de dendê, pode ser feita em qualquer parte do país, mas a sua característica central reside da Bahia. Quais seriam, então, as comidas típicas do Piauí?

    A culinária piauiense teve origem dos índios que habitavam as regiões de Castelo do Piauí e São Miguel do Tapuio, outras influências vieram em seguida, trazidas pelos  africanos e portugueses. No livro “o mártir dos Tacarijus” escrito pelo padre Cláudio Melo  ele relata a base da alimentação indígena que serviu de base para o que hoje pode se denominar de típico.




Cozinha  tradicional piauiense 



       A cozinha  tradicional piauiense difere-se das demais do Nordeste em vários aspectos: A larga utilização dos “cheiros verdes” (coentro e cebolinha verde), da cebolinha branca de Picos, da pimenta-de-cheiro e do  corante natural extraído do urucum; o uso muito intenso da farinha de mandioca (farinha branca e  farinha d’água) para a confecção ou complementação de pratos. As farofas ou fritos, o pirão e a  paçoca são alimentos indispensáveis  na mesa dos piauienses. “Frito” é a mistura de   farinha branca com carne frita de qualquer espécie, sobre tudo a carne de porco e a carne seca cortada miúda. O frito pode ser feito, ainda, com ovos, torresmo, e famosos são os fritos de galinha caipira e de capote (galinha d’Angola) e de caças variada




     O  arroz é comumente usado com outras misturas: Com carne seca de gado(Maria Izabel), com carne de criação, de galinha, de capote ou pato. O colorante de urucum é indispensável, bem como os cheiros-verdes. No sul do Estado, usa-se colorir o arroz com açafrão. Na área sertaneja, é muito comum a mistura de arroz com feijão (baião-de-dois) ou ainda a mistura de feijão com milho, que teve ter toucinho, pé e orelha de porco.  É o chamado “Pintado”, e come-se com frito de porco.    




     O uso de carne com caldo (molho fino) é  outra característica bem típica do costume alimentar dos  piauienses. Um exemplo é a carne seca picadinha ou a carne fresca moída misturada com quiabo, jerimum, macaxeira e maxixe, temperada  com muito cheiro-verde, manteiga de garrafa e nata. Dependendo  das misturas, recebe os nomes locais de “Quibêbe”, ”Picadinho”, ”Caldo de carne” ou “Capiau” .



    Apesar da predominância das comidas sertanejas à base de carne, a cozinha piauiense dispõe de excelentes pratos à base de peixes e de frutos do mar. As frigideiras e as caldeiradas de camarão, as casquinhas de caranguejos, os mexidos de ostras e caranguejos, as peixadas ao leite de coco babaçu satisfazem os mais exigentes paladares. Piratinga, Mandubé, Matrincham e  Branquinho são alguns dos peixes de primeira qualidade encontrados no Rio Parnaíba.

    A doçaria piauiense é a mais rica e diversificada do Nordeste. São famosos  os doces e compotas de caju, de manga, de goiaba, de mangaba, de buriti, de bacuri, de  groselha, de casca de laranja da terra e de tantas outras frutas. O doce de casca de limão azedo é o mais típico do Piauí.
É variada, ainda a utilização da farinha de puba (mandioca) para o preparo de bolo caseiro e beiju, e a macaxeira pode ser servida cozinhada e assada no forno ou na brasa.

Fonte: Piauí  Terra Querida
Enéas do Rego Barros.
          





Nenhum comentário:

Postar um comentário