sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dia mundial do compositor



“ Se não me amas, não me digas a verdade”

 




    Um mulato, descendente de escravos, foi o maior compositor erudito brasileiro  do séc.  XVIII e, talvez, o maior compositor sacro das américas em seu tempo. O padre José Nunes Garcia, autor de 400 obras, viveu no  RJ entre 1767 e 1830. Com a chegada da família real em 1808, D. João VI, impressionado com o padre, o nomeia mestre d Capela Real.

    Uma de suas obras é a Missa de Santa Cecília, comparável a peças do Austríaco Joseph  Haydn (1732-1809). Mas também enveredou por temas profanos, na música e na vida. Compôs modinhas como Beijo a mão que me condena e Marília, se não me mas não me digas a verdade. Teve por companheira Severiana Rosa de Castro, que lhe deu seis filhos. Um deles, José Maurício Nunes Garcia Jr., foi médico e compositor de lundus e modinhas.    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário