sábado, 5 de janeiro de 2013

Dia de Reis ou Reisado



Dia de Reis ou Reisado

 




     O reisado é de origem portuguesa que remontam o séc. XVIII, o Reisado constitui-se num dos mais tradicionais folguedos folclóricos, adquirido formas singulares de acordo com os  costumes de cada região e a identidade cultural do lugar, sem deixar de preservar o enredo principal do autonatalino que é dramatização da visita de três reis magos- Belchior, Gaspar e Baltazar- ao menino Jesus.


    Esses grupos  se fantasiam e saem de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, enquanto tocam e cantam músicas folclóricas em troca de comida e bebida em algumas localidades, os grupos de reisado são oriundos de promessas, daí não se  ter um trabalho a respeito do  número de brincantes que fazem a encenação em questão. Em  locais onde os  grupos são fruto de promessas, todos os personagens são artistas contratados e pagos. O município de boa  hora é um exemplo: O número de grupos varia de ano a ano, por serem todos resultantes de promessas. Não existe nenhum desses grupos que permaneça durante o ano inteiro, como ocorre em Teresina- onde, todo ano, geralmente, são as mesmas pessoas a apresentarem  o seu Reisado. No município, esse folclore ainda é um dos mais tradicionais do estado, atraindo milhares de pessoas, todos os anos, para uma semana de festas com direito a barraquinhas e a festival para escolha do melhor grupo.





    As vestes têm brilho, que simbolizam a noite do nascimento de Jesus Cristo, fitas e outros adereços que demonstram  o luxo aliado á  humildade da adoração. As principais figuras do Reisado são os  três reis magos, a cigana, os caretas, a burrinha, a ema e o Jaraguá. De acordo com tradição, o Reisado sai às ruas a partir do dia 25 de Dezembro para louvar o nascimento do Santo Rei e termina no dia 6 de Janeiro, com a festa de Reis. Nos intervalos entre uma e  outra apresentação, os Caretas ficam em cena, dançando “xicote”, cantando modinhas com a voz cavernosa, dizendo anedotas picantes, etc.,  os cantos de chegada e de despedida são, talvez, as mais belas criações da musica folclórica nordestina.



Bateu a asa e canta o galo
Meia-noite deu o sinal
Acendei mais uma vela
Hoje é noite de natal

Boa noite, boa noite
Boa noite eu lhe desejo
Sou filho do Padre Eterno
Devoto da Mãe de Deus
Vinte e cinco de Dezemb




Suíte de Reisado
composição de Emanuel Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário