domingo, 31 de março de 2013

O significado da Páscoa



O que é Páscoa?





Páscoa é uma festa religiosa celebrada pelos cristãos, sendo considerada a maior festa do cristianismo. A palavra Páscoa significa passagem, é oriunda do hebraico Pessach.
Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 D.C. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.

 O que é Pentecostes?




Pentecostes (em grego antigo: πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo [dia]") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristãos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

Quais os Símbolos da Páscoa?




Os símbolos da Páscoa são nove e cada um tem o seu significado de acordo com a tradição cristã. O primeiro deles é a vela, que representa o Cristo ressuscitado que deixa o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras Alfa e Ômega, significando Deus é o princípio e o fim. Os algarismos  do ano também ficam gravados no círio pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no  centro da mesa no almoço de Páscoa.
Trigo e uva 

Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem por excelência o símbolo pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jorros de vinho.

Os sinos

Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivo, anunciando novos tempos, alma nova nas criaturas.

Peixes



O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é um grande peixe,somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na graça de Cristo e na vida divina, trazida a  nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.

O cordeirinho



Na Páscoa da antiga lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado o Cordeiro  Pascal.

O girassol




O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro rei, assim como nossas almas, que devem estar viradas para o divino- Sol, ou seja, Cristo Ressuscitou.

Os ovos 




O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com a vida. Simboliza a Ressurreição.

O coelho



Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.







Nenhum comentário:

Postar um comentário