terça-feira, 5 de março de 2013

Bacalhau um peixe delicioso?!



Bacalhau um peixe delicioso?!



Gadus Morhua



   Você sabia que o bacalhau não é um peixe? É um método de conservação do peixe no sal, e que é feito com os seguintes peixes: Cod,Saithe, Zarbo, Ling e Cod macrocéfalo, este último encontrado no Pacífico Norte.

   Cod- O príncipe dos mares do norte, seu nome científico é Gadus Morhua , sendo conhecido internacionalmente como Cod.É um peixe  que possui muitas qualidades nutritivas, é chamado nos países de língua portuguesa de bacalhau. Pertence a família dos galídeos  sendo o mais conhecidos dos peixes de águas frias do mar Atlântico Norte do Circulo Polar Ártico. Dele se aproveita tudo: sua carne é consumida em todo o mundo (seja fresco, defumado ou salgado e seco) do fígado se extrai óleo e da bexiga se faz cola. Esse peixe se reproduz entre os meses de janeiro e abril, e o principal local de desova é no arquipélago de Lofoten. Por ser estenoterno  habituado a uma determinada temperatura, busca constantemente águas apropriadas para viver. Por esse motivo, é fácil encontra-lo nos mares da Noruega, Rússia, Islândia, Canadá e Alasca.

Os peixes que são transformados em bacalhau

 

   São cinco os peixes transformados em bacalhau. O primeiro é o Cod Gadus Morhua, o bacalhau do Atlântico Norte, o legítimo bacalhau. Os  outros sãoSaithe, o Ling e o Zarbo, que também são peixes salgados e secos. Por último se destaca o Cod Gadus Macrocephalus, bacalhau do Pacífico ou do Alasca.

  O cod Gadus é o legítimo bacalhau, conhecido no Brasil como “Porto”,”portinho” ou “Codinho”.Porto é uma denominação tradicional e comercial do bacalhau Cod quando o peixe se apresenta em seu tamanho maior, mais largo e com postas mais altas. Possui uma coloração palha e uniforme quando salgado e seco. Ao ser cozido, se desfaz em lascas claras e tenras, com sabor delicioso e bem característico. Por estas qualidades é o prato preferido da cozinha internacional.
   
   Bacalhau Macrocephalus: O God Macrocephalus, este é o bacalhau do Pacífico é muito semelhante em aspecto com o God Gadus Morhua, esta sendo comercializado a cerca de dez anos no Brasil. Porém, é diferente do legítimo bacalhau, com diferenças fundamentais: não se desmancha em lascas, é fibroso e não tem o mesmo paladar. Por isso é mais barato e tem sido vendido em muitos pontos de venda, devido à semelhança, com o legítimo Porto.

Como diferenciar o Macrocephalus do Gadus Morhua?


     
    
     Deve-se observar o rabo e as barbatanas se tiverem uma espécie de bordado branco, é  Macrocephalus. A coloração, é outro item a ser observado,  o Macro é um peixe bem mais claro (quase branco) do que o legítimo porto, o que confunde boa parte dos compradores.

      O Saithe é mais escuro de sabor forte. É bem mais barato que o Cod, é o tipo mais importado atualmente, campeão de vendas no Nordeste  brasileiro. Muito utilizado na culinária para fazer bolinhos, saladas e ensopados de bacalhau, isso porque quando cozido sua carne desfia com facilidade.

     O Ling é bem mais claro e mais barato que os demais. Sendo de bom corte e muito apreciado no Brasil. Possui carne clara, bonita e por isso atrai muitos compradores.

     O Zarbo é o mais popular e os peixes, geralmente, são menores que os demais peixes.
Classificação:

 Todos são classificados em três categorias.

 

Imperial:  Melhor classificação, significa que está bem cortado, bem escovado e bem curado. O porto 
imperial é exemplo do melhor dos melhores.

Universal: Esta classifica o bacalhau com pequenos defeitos, que não chegam a comprometer sua qualidade, visto que o paladar é semelhante ao imperial.

Popular: É o bacalhau que apresenta manchas e do qual faltam pequenos pedaços, extirpados pelo arpão na hora da pesca.


Bolinhos de bacalhau





Ingredientes
-  1 Kilo de bacalhau
- 1 kilo de batatas
- 2 ou 3 dentes de alho bem picadinhos
- 2 cebolas média, picadas bem miudinho
- 100 ML de Azeite de oliva virgem
- 2 ovos batidos
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Salsinha e cebolinha verde picadas a gosto
- óleo o suficiente para fritar    

Modo de preparar:


    Deixar o bacalhau de molho na véspera.  Cozinhe 1kg de batata, aproveitando a água que foi dessalgado e cozido o bacalhau, amasse-as e coloque-as em um pano de prato para secarem bem. Adicione 1kg de bacalhau cozido e desfiado (bem desfiado) em outro pano de prato, bata bem o pano, quanto mais bater mas desfiado vai ficar e com menos água, junte então com as batatas separadas e amassadas no pano, acrescente cebola picadinha e salsa à vontade o azeite e os ovo batido. Faça bolinhas com o auxílio de duas colheres e frite-as em óleo quente.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário