quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Projeto tartarugas no Delta



Projeto tartarugas no  Delta

 





    O amor pela natureza e a responsabilidade de conservar o patrimônio natural forma os requisitos essenciais para criação do projeto tartarugas do Delta. Criada em 2006 pela professora Werlanne Magalhães que se interessou em fazer um levantamento de dados sobre as tartarugas marinhas no litoral piauiense após uma conversa informal com técnicos do IBAMA do escritório de Parnaíba. Depois desse encontro o segundo passo foi a organização do grupo de estudo com os alunos do curso de biologia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI campus Parnaíba, o qual fazia parte do corpo docente e em seguida fizeram uma visita formal as instalações do IBAMA e chefia da APA Delta do Parnaíba par oficializar a formação desse grupo de voluntário interessados em levantar dados de ocorrências sobre tartarugas marinhas em nossa região.

    Em 2010 o projeto tartarugas do Delta foi contemplado  no edital da fundação O Boticário, o qual  foi possível iniciar ações de educação ambiental nas escolas e nas comunidades pesqueiras do litoral piauiense. Em 2011 o projeto foi aprovado no edital mais almejado o patrocínio da Petrobrás, através do programa Petrobrás Ambiental. 




    O projeto assume o compromisso de realizar ações de conservação de tartarugas marinhas na região da área de preservação ambiental do Delta do Parnaíba em particular no litoral do Piauí, através do monitoramento de praia e ações de educação ambiental.

   A equipe é formada por biólogos, estudantes voluntários e representantes da comunidade, que são pescadores e surfistas. Todos os envolvidos contribuem com o levantamento de dados sobre as tartarugas marinhas.






Atividades desenvolvidas para conscientização da preservação ambiental:

Educação ambiental nas escolas incluindo professores, alunos e comunidade pesqueira
Formação de professores para que aconteça a abrangência do projeto com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de ações de educação ambiental local.
Atividades que contemplam a limpeza da praia, promovendo a reflexão de jovens, crianças e adultos sobre a preservação  ambiental
Realização de palestras sobre o turismo pedagógico motivando os professores a realizar aulas passeio com os alunos sabendo como conduzir a turma pelo ambiente, além de estarem informado sobre a fauna e aflora da região.

Localização do projeto.





O Projeto Tartarugas do Delta está inserido dentro da Área de Proteção Ambiental (APA)
Delta do Parnaíba, criada pelo decreto federal s/nem 28/08/1996. A APA está inserida em áreas do municípios de Barroquinha e Chaval, no Estado do Ceará; Cajueiro da Praia, Luiz Correia, Parnaíba e Ilha Grande  no Piauí; Araioses, Água Doce, Tutóia e Paulino Neves, no Estado do Maranhão.
É considerada uma unidade de conservação costeira federal que possui uma porção marítima  e outra continental. Entretanto, a área de abrangência deste projeto engloba o litoral piauiense e a ilha de Poldros, ilha oceânica situada no município de Araioses , maranhão.

Fonte: Jornal o Dia.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário