quinta-feira, 15 de novembro de 2012

História do Piauí O profeta da República



 

História do Piauí

O profeta da República



Arte de Herbert Veras

              Hoje 15/11/12 comemoramos os  123 anos de República e para celebrar este dia escrevo sobre Davi Moreira Caldas, ilustre piauiense que nasceu em 22/05/ 1836 na cidade de Barras. Durante sua vida exerceu as seguintes profissões: professor, político, historiador, jornalista e poeta. Na política exerceu a função de deputado estadual, promotor público. Era um homem de grandes ideais,  não se deixava  calar diante do poder, era um critico dos atos do governo e das injustiças sociais.
             Este homem ilustre ficou conhecido como ,“ O profeta da República ,”  porque no ano de 1872 ele rebatiza o jornal Amigo do Povo com o título em destaque Oitenta e Nove.
Neste artigo destaca acontecimentos históricos que assinalam o progresso da humanidade. No corpo do editorial afirma:


“Sejamos  permitido ter a fé robusta de ver a República Federativa estabelecida no Brasil; pelo daqui a 17 anos, ou em 1889, tempo suficiente, segundo pensamos, para a educação livre de uma nova geração, para a qual ousamos apelar , cheios de maior confiança.”


            Anos mais tarde, exatamente em 1889 a República é proclamada no Brasil. Embora, não tenha acontecido dentro dos ideais republicanos, por ter acontecido em torno de um golpe militar, não ocorrendo mudanças significativas no governo do Brasil , como afirma  o historiador Fonseca Neto a República nasceu sobre os ares  da antiga Monarquia.”
         De acordo com o historiador a República que Davi caldas desejava, ainda pode ser construída por todos e se baseia na luta contra as injustiças sociais, no exercício da “democracia vivida” ou seja, em que o povo tenha consciência politica e saiba  reivindicar seus direitos. É necessário que  sejamos menos egoístas e possamos construir uma sociedade onde não haja a exploração do ser humano e que todos possamos usufruir dos mesmos direitos.
         Davi Caldas morreu em 03/01/1872  na cidade de Teresina. Morreu e não viu em vida o advento da República. Foi muito perseguindo durante  sua vida, morreu pobre , doente e desprestigiado. Porém, seu legado para todas as  gerações é o exemplo de honestidade, a nobreza de caráter e a coragem de sonhar e não desistir nunca, pois são os ideais que nos mantém vivos, são eles os responsáveis pelas transformações que ocorrem no mundo.   
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário