terça-feira, 27 de novembro de 2012

27 de Novembro dia Nacional de Combate ao Câncer



27 de Novembro dia Nacional de Combate ao Câncer

 


      Hoje 27 de Novembro é o dia nacional de combate ao câncer. A palavra câncer tem origem do latim cujo o significado é caranguejo. Tem esse nome, porque as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo.
Esta doença tem um período de evolução duradouro, levando anos para evoluir até ser descoberta. Até gora, já foram descobertos mais de 100 tipos de câncer, sendo que a maioria tem cura (benignos), desde que sejam identificados em estagio inicial e tratados de forma adequada.
Os tumores aparecem no organismo quando as células crescem de forma descontrolada, em função de uma problema no genes. A mutação tem três origens: genes, que provocam alterações na sequencia do DNA, radiações que quebram os cromossomos e alguns vírus que introduzem nas células DNAS estranhos. Na maioria dos  casos, as células sadias do organismo impedem que  esses DNAS passem adiante as informações.
    O tumor para se manter  vivo desenvolve um conjunto de  rede de vasos sanguíneos. È pela corrente sanguínea ou linfática que as células malignas chegam em outros órgãos e desenvolvam a doença nessas regiões. Esse processo de irradiação da  doença é conhecido como metástase.
As principais causas que  levam uma pessoa a ter  câncer: Predisposição genética, hábitos alimentares, estilo de vida e condições ambientais.
Os principais tipos de câncer causados pelo cigarro: Boca, pulmões e laringe. A bebida em excesso também causa câncer de boca. O sol em excesso causa o câncer de pele. O câncer de mama tem origem nos distúrbios hormonais e é mais comum nas mulheres. A leucemia (câncer  no sangue) é desencadeado pela exposição a radiações.
     A prevenção é a melhor forma de combate a doença, é preciso conhecer para evitar a propagação  ou procurar os meios de tratamento para cura. Por isso é  necessário fazer exames de rotina, procurar ter uma  boa alimentação, isto é equilibrada. Evitar o fumo e o álcool, ter uma vida tranquila fugindo do estresse e para proteger a pele usar protetor solar.
Os tratamentos usados na cura da doença são: A quimioterapia que utiliza administração de drogas, procurando impedir a reprodução das células cancerígenas, levando-as a morte. A radioterapia é uma recurso que usa a radiação para matar as células doentes. E a cirurgia é realizada quando há necessidade da retirada do tumor.
    Em Teresina o Hospital São Marcos desde o dia  26 do mês em curso realiza uma campanha de mobilização ao  público teresinense com o objetivo de informar a população da a importância da prevenção e do diagnóstico precoce   como uma chance de cura. De acordo coma a oncologista Mariela Almeida Melo ao jornal diário do povo o câncer tem cura se diagnosticado cedo. Segundo ela  no Piauí aparecem 3.000 novos casos de câncer  a cada ano, por isso é necessário que a sociedade conheça todas as foram de tratamento e principalmente de prevenção.
Fonte de pesquisa: www. Suapesquisa.com/câncer/           
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário