sábado, 20 de outubro de 2012

Porque Gosto do Piauí



Porque Gosto do Piauí 



                Hoje no dia do Piauí quero manifestar o meu amor por esta terra querida, lugar onde o sol é mais forte e brilhante. Piauí de muitas lutas e conquistas, lugar onde as pessoas são afetuosas e guerreiras. Nesta terra vive um grande tesouro, o nosso povo, que desde o início de sua colonização foi construindo a identidade desse lugar.

                            A identidade do Piauí se manifesta na sua forma de falar o piauiês. Somente aqui podemos jogar algo que não serve no mato, embora não haja nenhum mato por perto. Quando algo não dá certo o dito popular é “ mas será o Benedito?! ”. É o estado onde há mais Marias, quem tem pernas finas tem cambitos, quando nos assustamos dizemos “vixe Maria! “ .


                         Gosto do Piauí porque aqui tem lugares inesquecíveis como o Porto das Barcas em Parnaíba, lugar cheio de histórias e magias. A Pedra do Sal, praia de mar bravio e de um lindo por do sol. A beira do rio Igaruçu com seus bares tradicionais como o Cabana e o Navegante.


                      Em Teresina aprecio a linda Frei Serafim avenida de grandes turbulências, é nesta avenida que o povo se reúne para fazer suas manifestações, lutar pelos seus  direitos. Considero-a como o palco da democracia espaço destinado para o protesto e para grandes alegrias. A Frei Serafim é do povo e para o povo.


 
                Contudo para o Piauí manter viva a sua história precisa valorizar o ontem e o hoje, ou seja, a cultura dos nossos antepassados não pode ser esquecida. Em uma leitura que  fiz na  revista Revestrés *fevereiro, 2012 * há uma reportagem sobre o desaparecimento dos prédios históricos de Teresina.
          

           

                       È lamentável apagar as nossas referências, muitas cidades são conhecidas por manter seu patrimônio arquitetônico. Para a arquitetura Kaki Afonso, *revestrés * pag 28 “ Progresso, desenvolvimento, é preservação da cultura, da história. Teresina é cheia de novas áreas para serem construídas, não precisa demolir o antigo  nem o moderno para fazer o novo”. Essa afirmativa é coerente porque para se construir o novo se precisa de referências anteriores.  
           Neste 190  anos de Piauí desejo muitas felicidades ao nosso  estado, desejo que os  governantes tenham mais respeito e compromisso com o nosso povo. Desejo que a arte e a cultura sejam mais valorizadas, que não seja preciso os nossos jovens artistas saírem daqui para serem reconhecidos.
          O valor de um povo é construído com o talento de cada um e o Piauí é uma terra de muitos talentos.
    Parebens Piauí!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário