segunda-feira, 29 de outubro de 2012

De quem é a responsabilidade?



 

De quem é a responsabilidade?


Calçadas de Teresina Precisam de Reparos

                      Lendo a reportagem de Juliana Nogueira, responsável pelo caderno cidade, do jornal Diário do Povo, esta relata sobrea situação degradante das calçadas do centro de Teresina



                     A jornalista cita como exemplo a avenida  Antônio Freire, no trecho entre as ruas Davi Caldas e as 7 de setembro, que fica próximo a várias bancas de revistas. Neste local várias pessoas já caíram, afirmou Luiz Mendes um taxista entrevistado pela repórter. O dono de uma banca de revista, também afirmou que está neste local a doze anos e nada mudou.
                    Desta forma podemos perceber que a acessibilidade é algo que não é responsabilidade é algo que não é respeitado por nossos governantes, diante de uma situação assim, é difícil para todos(as) principalmente para aqueles que tem necessidades especiais. Na cidade quase não há rampas para cadeirantes e as que existem são inadequadas. Não existe piso tátil de alerta para orientar deficientes visuais. Outras ruas citadas na reportagem foram as seguintes:

Coelho Rodrigues
Rui Barbosa
Theodoro Pacheco
Álvaro Mendes
Avenida José dos Santos e Silva

             Um decreto de 1999 (n° 4080) estabeleceu que os estabelecimentos comerciais tem a obrigação de manter as calçadas limpas. O mesmo documento não fala sobre a conservação e reparo das calçadas. A lei complementar de 2007, apresenta uma nova redação ao código de postura do município, trata do cap. V da conservação e limpeza das calçadas. Nestes artigos de acordo com a reportagem nenhum deles se compromete com o reparo com as calçadas.
           Acredito que como cidadã esta é uma responsabilidade da Prefeitura Municipal de Teresina, que deve cuidar da preservação da cidade como um todo.
          Todos tem direito a acessibilidade. Povo de Teresina, fique atento a esses pequenos detalhes que fazem a diferença na vida de muitas pessoas.

Comentário acerca da reportagem do Diário do Povo 25/10/2012  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário