sábado, 16 de março de 2013

Campanha contra a dengue



Campanha contra a dengue







      Uma forte campanha de combate a dengue está sendo realizada  pela prefeitura de Teresina, o objetivo é alertar a população com relação aos cuidados necessários para se eliminar a dengue. A campanha teve início no dia 14 do mês em curso e seu termino será dia 20/04/13, o mutirão está priorizando os bairros que concentram o maior número de focos de mosquito da dengue, segundo um levantamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

     Os bairros Macaúba, Monte Castelo, Cidade Nova e Cristo Rei  serão os primeiros bairros a serem  atendidos pelo mutirão por concentrarem a maior parte dos focos de dengue. Em seguida serão atendidos os bairros Matadouro, Nova Brasília, Vila Taquari, Santa Bárbara  e Vila Irmã Dulce. Mais de 200 homens estão envolvidos na mobilização que integra Fundação Municipal de Saúde (FMS) Superintendências de Desenvolvimento Urbano (  SDUS) e Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). As ações ocorrerão da seguinte forma:

    As  escolas entregarão material informativo sobre o assunto para que as crianças sejam os agentes multiplicadores.

    A FMS distribuirá sacos plásticos para a organização de o lixo domiciliar e aqueles que ficam próximos às residências.

    Também será recolhido lixo de grande porte, como eletrodomésticos e móveis que estiverem nos quintais.

    Um total de 23 caminhões de coleta será disponibilizado pelas SDUs e passarão pelas ruas recolhendo o lixo acumulado.

    Todo esse cuidado se deve aos grandes índices da doença o ano passado que teve 7.201 casos registrados. Já este ano são 248 casos notificados, esses dados são menores que do ano passado, mas não significa que a capital está livre da doença. O que se observa é que pela cidade, tanto no centro como nos bairros, ainda se ver muito lixo acumulado e muitos próximos de água ou com água em alguns materiais. De acordo, com a organizadora da campanha  Amariles Borba as pessoas conhecem as medidas de prevenção, mas na prática não executam as ações necessárias para acabar com a doença. Para quem ler está notícia segue a cartilha de prevenção, mas vamos praticar?!



 

Medidas de proteção contra dengue 

 




Lixo e entulho: Jogue  no lixo todo objeto que possa acumular água, por embalagens usadas, latas, copos, garrafas vazias, etc. Coloque o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios. Mantenha o saco de lixo bem fechado, e fora do alcance de animais  até  o  recolhimento pelo serviço de limpeza  urbana.

Plantas e jardins: Encha de areia até a borda os pratinhos  dos vasos de plantas, se você não colocou areia e acumulou agua do vaso e no pratinho, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana. Se você tiver vaso de plantas aquáticas, troque  a água e lave o vaso com a escova água e sabão uma vez por semana.

Caixas d’água, calhas e lajes: Não deixe a agua da chuva acumulada sobre a laje da sua casa, remova folhas, galhos e tudo que possa impedir  agua de correr pelas calhas de chuva, mantenha a caixa d´água fechada com tampa adequada, sem rachaduras, frestas ou desníveis. Vede com tela a abertura da saída do excesso d´água “o ladrão”.

Tonéis e depósitos de água: feche bem toneis, barris ou jarras d´água. Utilize tampa própria ou uma tela. Lave com a escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água do lado de fora da casa. Lave com escova e sabão os utensílios usados para guardara água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes e etc.      


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário