terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Os granadeiros




Vocês sabem quem eram os granadeiros? Hoje publico um texto do meu colaborador Wagno Sotero que explica quem era esta figura no cenário das guerras, ele também sugere alguns filmes que mostram a atuação desses soldados, que arriscavam sua vida em nome da Pátria.



Os granadeiros 


  


As guerras são feitas de táticas, mas essas não significam nada sem os soldados com coragem de executarem os estratagemas dos seus generais. Falarei de um tipo de soldado que hoje existe mais para eventos cerimoniais e marchas militares: Os granadeiros. Esses soldados remontam a sua origem no século XVII.
Os granadeiros tinham uma missão simples que era de jogar granada. Estas eram feitas de ferro com um orifício no topo onde estava uma mecha. Como era feita de ferro, pesava bastante. Os granadeiros avançavam a  frente da linha de infantaria para lançarem uma granada no momento certo, se arriscando serem acertados pelos soldados inimigos. Havia duas exigências para ser granadeiro, ser  um corajosos suicida e ser alto.
Aos poucos, os granadeiros se tronaram o principal tipo de infantaria. Sendo conhecidos como tropas de elite. Seus métodos de combate foram se aperfeiçoando, devido a mudanças propostas por estrategistas como Napoleão Bonaparte e Clausewitz.
Seus  regimento marchava, em linhas horizontais para se aproximar das posições inimigas. Os granadeiros eram exiliados pelos dragões, oficiais que lutavam a cavalo, e pela artilharia que ano  após ano se tornava mais mortal. Enquanto os granadeiros avançavam, seus inimigos também  granadeiros disparavam com seus mosquetes, sem falar nos disparos de canhões. O impressionante que ainda que seus camaradas ao lado caíssem, eles mantinha alinha. A frieza era tamanha, só para chegar à distância que eles precisavam para então atirar em série. Alvejando centenas de inimigos e obter a vitória.

Granadeiros Britânicos

Alguns falam de Alexandre, e alguns de Hércules
De Heitor e Lisandro, e esses grandes nomes como estes.
Mas de todo mundo bravos heróis, não há nada que se possa comparar.

Com uma linha de assalto, linha, linha, linha, linha, dos granadeiros britânicos.
Somos ordenados a atacar as paliçadas,
Nossos líderes marcham com Fuzis, e nós com granadas na mão.
Nós jogamos do talude, sobre as orelhas dos inimigos.
Com uma linha de assalto, linha, linha, linha, linha, dos granadeiros britânicos.

Então vamos encher uma taverna, e beber pela saúde
Quem levar bonés e bolsas, e vestir as roupas loupéd
Que eles e seus comandantes vivam felizes  todos o seus anos
Com uma linha de assalto, linha, linha, linha, linha, dos granadeiros britânicos.

Dicas de filmes:
 O patriota
A revolução


Nesses filmes você verá como os granadeiros  se movimentavam no campo de batalha e escutará as musicas que motivavam as tropas para lutar como as canções British Grenadier e a marcha prussiana tocada pelas tropas da Prússia e a Le Chant  de L´oignon que eram tocadas pelas tropas de Napoleão.


Artigo de Wagno Sotero.




Nenhum comentário:

Postar um comentário