quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Grupo Cultural de Parnaíba “Raízes do Nordeste” concorre a um Prêmio Nacional, e você pode ajudar!

Grupo Cultural de Parnaíba “Raízes do Nordeste” concorre a um Prêmio Nacional, e você pode ajudar!

 

   O Grupo Cultural Raízes do Nordeste possui 10 anos de fundação. Surgiu na Comunidade Vazantinha de Parnaíba e desenvolve a arte na dança, representando a cultura local, em diversas cidades do Piauí. Possui em seu histórico dois primeiros lugares no Circuito Cultural Jovem realizado pelo PPSJ em 2007 e 2008.  

     Em 2008, 2009 e 2010 através da Escola Cândido Oliveira, onde a maioria dos integrantes estudava, participaram do Festival Estudantil de Identidade Cultural do Piauí, tendo o grupo ficado em 1º lugar nos três anos em Parnaíba e em 4º lugar geral das escolas públicas do estado em 2009 e 2010 em Teresina no Teatro 4 de Setembro, com espetáculos voltados para a cultura Piauiense e músicas de autoria de José Cláudio Viana e coreografia de Fabiana Reis. 

    Em 2010, 2011 e 2012 ficou selecionado entre as 5 melhores iniciativas do Piauí, concorrendo ao Prêmio Anu 2011, 2012 e 2013 realizado pela CUFA, Central Única das Favelas do Rio de Janeiro, que tem por objetivo dar visibilidade a ações desenvolvidas em regiões desfavoráveis, mas que apesar de tudo fazem a diferença para a comunidade em que atua. No último dia 31 de Dezembro, através do voto on line o Projeto Faça uma criança sorrir foi o vencedor Estadual do Prêmio Anu Dourado 2013.

    As votações continuam no site www.premioanu.com.br desde o dia 5 de Janeiro até 20 de Fevereiro do corrente ano, data da entrega da premiação no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com o intuito de selecionar através do voto on-line as três melhores iniciativas do Brasil concorrendo ao Prêmio Anu Preto.    Detectando-se a grande quantidade de crianças e as raras atividades de lazer realizadas para as mesmas, o Projeto Faça uma criança sorrir surgiu há quatro anos com o auxílio de parceiros do comércio da cidade e de amigos doadores, sendo este um momento de troca entre o grupo e a comunidade, conscientizando os dançarinos da necessidade de contribuir para o bem estar do outro através de um projeto social.

   O Raízes do Nordeste possui espetáculos memoráveis como Piauí, berço de diversas riquezas, músicas do compositor Parnaibano José Cláudio Viana; Ruído da Senzala: um grito de liberdade! e Ser tão Vivo! inspirado nas músicas do grupo Sertanília da Bahia, todos coreografados por Fabiana Reis. O grupo é formado por jovens, se mantém com o auxílio de alguns amigos e com as apresentações realizadas apenas. O grupo necessita atualmente do término da construção da sede, um local apropriado para acomodação de figurinos, elementos cênicos, teto para a área de ensaios. 

   Há 10 anos o grupo, com recursos próprios, divulga a cultura Parnaibana através da dança, sendo muito difícil permanecer por vários anos com os mesmo integrantes, devido à necessidade de muitos saírem em busca de emprego. Sendo um dos sonhos dos integrantes, poder se manter através de sua arte.

fonte: portalcostanorte.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário