Educação ambiental
A educação ambiental é um tema que precisa ser debatido
constantemente com crianças e adultos penso
que seja necessário uma internalização individual por parte de cada sujeito
para que o coletivo seja efetivado. Ao andar pelas ruas da cidade aqui e acolá, se vê
grande quantidade de lixo. Diante desse problema indago-me por que será que há lixo nas ruas da cidade?
Bem, a resposta parece clara, alguém jogou. E por quê? Alguém, poderá dizer é
culpa da administração pública, que não coloca lixeiras na cidade e descuida da
limpeza diária. Também, concordo visto que quase não se vê lixeiras na cidade.
Contudo, boa parte desse lixo poderia ser diminuído se cada um de nós fizéssemos a nossa boa ação
de não jogar nas ruas da cidade garrafas, copos plásticos e restos de alimentos
entre outros
Lendo a reportagem do
jornal O Dia a manchete intitulada: Lagoas
do Norte, “paredões de som e sujeira incomodam moradores da região e afastam
visitantes “. A notícia dá ênfase ao
descaso do poder público com relação a organização
do trânsito, segurança, poluição,
iluminação e programação cultural. A poluição está presente nas águas , no solo
e o maior desrespeito acontece aos
finais de semana quando ocorre a poluição sonora, causada por aqueles que acham
que todos são obrigados a ouvir o estilo
musical que gostam e acabam perturbando o sossego daqueles que precisam descansar
depois de um dia exaustivo.
Em minha opinião os
moradores desse espaço turístico devem se unir e buscar solucionar este
problema. O primeiro passo, é
conscientizar os moradores do entorno com relação ao lixo jogado nas
lagoas e no solo. Se há lixo é porque alguém jogou os moradores ou transeuntes. Então, é neste momento que a ação cidadã precisa
se efetivar com campanhas para conscientizar a população sobre a importância de se manter
esse ambiente limpo. De acordo com o
ditado popular a união faz a força, partindo dessa premissa o segundo
passo é o povo reivindicar seus direitos as autoridades competentes
é nesta hora que o voto é nossa arma de luta, para que as promessas de campanha
eleitoral se efetivem. Não podemos esquecer que votar é só a primeira ação do(a) cidadão(ã) porém, ela se encarna
nas manifestações revolucionárias na
luta pelos direitos da população.
O tema lagoas do Norte foi instrumento de disputa durante a
campanha eleitoral de 2012, agora é o momento de buscar a valorização desse
espaço que é da cidade de Teresina, pedir ações que viabilizem a organização do
trânsito, evitar a poluição através de campanhas de
conscientização da coleta seletiva do lixo, segurança, cultura e fiscalização. Eu como cidadã de Teresina tenho um sonho muito
simples, gostaria que minha cidade tivesse uma coleta seletiva do lixo. Sempre tenho
o cuidado de organizar o lixo separando-o, mas a coleta não acontece da forma
que eu gostaria. Mas, tenho procurado fazer algo pelo meio ambiente, as minhas
garrafas plásticas, papelão, vidros e latas de alumínio, levo-os para reciclar
no espaço reservado no Supermercado Extra. Quando descobrir que lá tinha esse espaço fiquei muito
feliz, pois sempre sonhei fazendo essa ação. Outro desejo é que nossa cidade
tivesse uma fábrica de reciclagem, seria muito útil visto que traria emprego, qualidade
de vida e um retorno financeiro para nosso Estado. É importante que a população
aprenda as três palavras que transformam o meio ambiente que é reciclar, reduzir
e reaproveitar.
No espaço educação vamos
publicar um texto que ensina como reutilizar materiais que poderiam ir para o lixo.
Instrumentos feitos com material reutilizável
É muito importante que as crianças percebam que se pode reutilizar o que pareça
imprestável ou utilizar de outro modo o que parecia ter um só uso específico. A
reutilização de materiais para a construção de instrumentos leva as crianças a
ter como boa e possível e reinterpretação do uso de recursos de toda ordem. É o
fundamental da criatividade para a inovação, tão apreciada na vida
contemporânea. A maioria dos instrumentos que se sugere abaixo poderá ser feita
em sala de aula. Como se trata de uma atividade que estimula a criação e a
inovação das crianças, é importante ouvi-las, aceitar sugestões trazidas por
elas e provocar experimentações ao se fazerem os instrumentos.
A criatividade é um processo que nasce da necessidade e da premência. Assim, do ponto de vista
prático, a construção de instrumentos a partir da reutilização de materiais
será sempre útil, pois dará a cada criança a oportunidade de ter um instrumento
para tocar.
As sugestões abaixo servem para que todos possam ter o seu meio de expressão. Embora sejam simples e
de baixo custo, podem ter boa sonoridade e ótima apresentação se forem feitos
com carinho e cuidado
Agogô: prender dois copos plásticos duros, um maior e outro
menor, pelo fundo, a um sarrafo de madeira ou a uma placa de plástico. Tocar
usando um lápis para servir de baqueta. O lápis pode produzir uma sonoridade
diferente colocando-se uma borracha na sua ponta.
Clavas: cortar e lixar cabos de vassoura de madeira com 20
cm de comprimento. Usar madeiras variadas e assim pesquisar os sons, que serão
bem diferentes, proporcionando ás crianças a experiência de aprimorar a
acuidade auditiva.
Cuíca: furar com um pirógrafo o fundo de um copo plástico. Nele prender um barbante grosso
envolvido em vela derretida. Ao ser puxando o barbante produz o som.
Maraca: em uma garrafa plástica pequena (de cerca de 200 mi)
de formato arredondado, colocar um punhado de arroz ou miçangas e encaixar na
sua boca um tubo plástico de pastilhas de chocolate MM. A decoração pode ser
feita na própria sala de aula, com tiras de durex colorido. Outras opções são
usar tintas variadas ou outros materiais disponíveis na aula de artes.
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